Acesso à Informação
 
Atas Calendário Composição Contato Denúncias Eventos Legislação Links Mídia Serviços  
 


 
 




 

CMSV - POR UM ‘SUS’ UNIVERSAL, INTEGRAL E GRATUITO

Essas são as memórias dos últimos quatro anos. Muitas mudanças no caminho. A pandemia nos forçou a mudar, do presencial para o virtual, mudou a nossa vida e nos deu perdas dolorosas, e mostra a importância da memória, para que possamos ter responsabilidade pelo futuro.

Mas, apesar disso tudo, permanecemos vigilantes, lutando por um SUS universal, integral e gratuito. A grande lição é a importância do SUS. E não existe SUS sem aqueles que dão a ele existência: usuários, trabalhadores e gestores, e que se reúnem em só lugar, no Conselho de Saúde, lutando pelo nosso direito.

Realizamos perto de 60 reuniões plenárias e foram compostas duas comissões permanentes, uma focada na Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – essencial para o diálogo com os setores econômicos no enfretamento da pandemia, e outra na Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica – discutir saúde mental nunca foi tão essencial como agora. Fizemos a maior conferência de saúde de nossa história, em quatro dias.

Mas o trabalho do Conselho foi muito além das reuniões. Participamos de diversas reorganizações de fluxos de atendimento e da organização de planos, e estivemos presentes em todas as decisões no enfretamento à pandemia - um trabalho silencioso, mas que é feito pelo bem da nossa comunidade.

Valorizem, acompanhem e participem do Conselho de Saúde. O trabalho é árduo, voluntário, mas só assim podemos fazer a diferença. Agradecemos a todas as instituições, gestores, trabalhadores e usuários que estiveram conosco neste caminho.

Cláudio Miranda Souza
Presidente/CMSV
Conselho Municipal de Saúde de Varginha (MG)

 

 
 
Conselho Municipal de Saúde de Varginha (CMSV)
R. Delfim Moreira, 246, 1º andar, salas 101/102 - Centro
CEP 37002-070 Varginha (MG) Brasil
Tel: (35) 3690-2211